Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

terça-feira, 28 de maio de 2013

Com que roupa eu vou ??

Bom dia, a Tatiane me deu uma ideia ... é um assunto que deve passar pela cabeça de todo mundo, eu até já falei disso em palestras e outros blogs ... mas é sempre bom tocar no assunto novamente, afinal, as coisas sempre mudam um pouco ...

Com que roupa eu vou a uma entrevista de emprego ?

Antes de qualquer coisa temos que ter bom senso. Com certeza chinelo, bermuda, camiseta regata, decotes, roupas transparentes, roupas curtas e justas não são recomendáveis quando vamos a uma entrevista de emprego.

Agora, também temos que fazer uma análise de tribos ... por exemplo sou uma pessoa careta para buscar emprego numa loja de tatuagem ou de produtos góticos.

Como sou alérgica a cheiros não sou boa candidata para loja de perfumes e produtos indianos e exotéricos.

Na minha área eu passo uns apertos ... por exemplo essa semana estou com as unhas pintadas de preto ... com certeza se estive em busca de recolocação ia dar preferência a algo mais tradicional. Normalmente sou entrevistada por diretores, já fui entrevistada até por vice-presidente, costumam ser pessoas mais tradicionais e conservadoras. Depois que estou trabalhando e já conquistei a confiança, ai sim, volto a pintar minhas unhas do jeito que eu gosto.

O que eu quero dizer com isso? Procure entender onde você vai fazer entrevista ... se você for em empresas como o Google, com certeza camiseta e jeans não serão problema.

Se você vai aplicar para ser recepcionista, por exemplo, evite roupas coloridas (aquelas que chamam atenção demais), estampas fortes, roupas curtas e justas ... a recepcionista é a primeira impressão da empresa, se for um escritório de advocacia, vá vestida de uma maneira mais formal. O indicado são os terninhos, os vestidos estilo tubinho na altura dos joelhos. Se a grana está curta, procure uma calça preta com uma blusa de cor clara.

O importante é você passar uma boa impressão. Cabelos cortados e limpos. Unhas cutiladas e sem sujeirinhas, maquiagem leve, homens com barba aparadinha.

Por isso é importante que a gente se sinta bem na empresa onde a gente trabalha. Senão passa a ser uma grande tortura sair de casa para trabalhar.

Claro que nossa experiência e competência não mudam com a roupa que vestimos, mas temos que saber nos comportar nos ambientes que frequentamos.

Uma coisa é tomar uma cerveja no boteco da esquina, outra bem diferente é ir num restaurante 5 estrelas.
Num vamos de chinelos, falamos alto, e ninguém dá a mínima. No outro ... em alguns casos, nem vamos, risos. Mas se formos, temos que ir bem vestidos, falar baixinho.

O mesmo acontece na hora de procurar emprego e ir nas entrevistas. Não deixe sua aparência chamar mais atenção que sua inteligência e competência.

Ótimo dia :)

2 comentários:

  1. Bom dia!!!
    Achei o máximo ter minha ideia como tópico aqui no blog!
    É um assunto importante que passa desapercebido por algumas pessoas...
    Precisamos ter bom senso e bom gosto!
    Beijinhos da sua fã rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. excelentes dicas!
    E aproveitando a oportunidade: Você trabalha com empresa no ramo de petróleo e gás? sou técnica de documentação e trabalho há 8 anos na área. Quais empresas recrutadoras buscar oportunidades nesse nicho?

    ResponderExcluir