Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Depois de tanto tempo .... por onde começar ?

Algumas pessoas, especialmente meu amigo BG e minha amiga NML, vivem dizendo porque não voltar a fazer o blog .... mas confesso que não sei se tenho realmente alguma coisa a dizer que possa contribuir com a vida profissional de vocês, já que a minha virou ... sabe quando vc coloca o macarrão na água ainda fria para cozinhar ? pois é ... fica uma goma, compacta e estranha ... ahhh a gente pode dizer também que a minha carreira virou um velocípede no saco ... nunca se sabe onde está o guidon ou o selim .... então acho que o ponto de partida é por ai mesmo .... o que eu posso dizer para você evitar que sua carreira vire uma goma ou velocípede no saco ?

Vamos começar no início de tudo, E ... o Mercado criou o Curriculum Vitae (CV), documento pelo qual você se apresenta a um agente de recursos humanos (que hoje em dia tem diversas nomenclaturas para fazer a mesma coisa: recrutar) .... e você senta na frente do computador e começa a escrever seu nome, endereço, idade, filhos ou não, fumante ou não, identidade, cpf, o que estudou e onde trabalhou e vai por ai ....

Uma coisa eu tenho certeza .... Identidade e CPF não precisam constar do seu CV. Cargos de Motorista é legal informar o número da licença e a categoria, para ver se é aderente ao tipo de veículo que vai dirigir.

E essa é minha única certeza. Porque em cada agente de recrutamento que você vai, você houve uma opinião diferente, porque cada um quer receber o CV no formato mais comodo para ele.

Então, respira fundo, esfria a cabeça e FOCA no essencial.

1 - Nome, endereço, idade, telefone e e-mail - não podem faltar
2 - Informe os cursos, instituição de ensino e data da realização do treinamento (técnicos, informática, MBA, Pós, Doutorado, Graduação e qualquer outro que você julgue necessário).
3 - Se você trabalha em categoria que tem um Conselho Regional, é bom informar que seu registro está ativo e sem pendências, o que vai sinalizar que você está apto a exercer sua profissão.
4 - Idiomas que você fala, lê e escreve e o grau de fluência
5 - Se você morou fora do Brasil, vale a pena incluir essa informação, a Cidade e o País onde você morou, se fez cursos, o período que ficou por lá e se chegou a trabalhar.
6 - Liste as empresas onde você trabalhou, as principais atividades que você realizou e o período que você trabalhou lá.
7 - Se você já ocupa cargo de supervisão, coordenação ou gerência convém informar qual o nível acima do seu que você reportava (ou seja, qual era o cargo do seu chefe) e qual o tamanho da sua equipe.

Bom, acho que esses são os 7 itens básicos, que não podem faltar. Daí você me pergunta: em qual ordem, quantas páginas deve ter o currículo, coloco referências, faço carta de apresentação?

Aiii só pergunta difícil. Eu já vi modelos em diversas ordens, com e sem referência, com e sem carta de apresentação, com 2 ou mais páginas. Então meu caro, fique preparado para tudo.

Tenha uma carta de apresentação pronta. Deixe as referências à mão. Faça um CV com duas páginas, mas se o seu CV completo ficar com mais páginas, tenha ele pronto também.

Quando você ler o anúncio da vaga, certifique-se que os requisitos que estão sendo solicitados estão realmente descritos no seu CV. Faça uma conferência detalhada antes de mandar .... se você ler na descrição da vaga uma atividade que você tem experiência e por ventura esqueceu de colocar no CV, atualize o documento na hora ....

Antes de terminar: não coloque cores, figuras, letras rebuscadas, lembre-se: MENOS É MAIS na apresentação. Escolha um tipo de letra claro, que não seja muito grande nem muito pequeno.

Para você ver modelos de CV, é fácil, chama o Dr. Google, em quase todo site ligado à recolocação profissional você tem modelos que pode baixar para o seu computador, vale a pena .... escolha o que melhor se adapta à sua realidade e boa sorte !

Por hoje é só: #prontofalei

Sandra Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário