Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Efeito Borboleta

Saudações VERDE-AMARELO para todos !!! Prá frente Brasil !!!
Acho que todo mundo já ouviu falar do EFEITO BORBOLETA, aquela teoria do caos que diz q o bater de uma borboleta gera uma onda de ocorrências que pode atravessar o mundo ...
E eu acho que isso é muito verdade. Afinal existe uma lei da física que diz que toda ação requer uma reação de mesma intensidade e força, em sentido contrário .... e eu acho que o efeito borboleta segue essa lei.
A onda de irritação que nos assola hoje em dia é o nosso efeito borboleta, é a nossa lei de causa e efeito.
O verbo mais conjugado hoje é tu me irritas, eu te irrito .... só que tudo hoje em dia é motivo de irritação, estamos saturados de tudo.
Nessa altura você deve estar irritado comigo, pensando em parar de ler perguntando o que isso tem a ver com um blog de emprego ! Bingo !
Tem tudo a ver. Nós levamos a irritação onde vamos, até e inclusive para o emprego.
Toda insatisfação que temos, seja em casa ou no trabalho, vai e volta com a gente. Bela é a teoria de deixar os problemas de casa em casa e do trabalho no trabalho. Até fazemos isso, mas temos um limite, e uma vez ultrapassado o limite já era: tu me irritas - eu te irrito.
Ontem assisti a uma aula de mal comportamento no trabalho. A ponto de entrar no site da empresa e registrar meu desagrado.
Fui a uma loja de fast food em frente ao prédio onde eu trabalho na Rio Branco. Teve uma época que essa franquia dava uniformes mais sociais para seus colaboradores, eles vinham de blusa social, arrumadinhos, com sorriso para nos atender. As lojas passavam um ar de limpeza quase sublime.
A loja em questão parece abandonada. O funcionário que faz o hamburger não usava luvas. O chão encardido, e para piorar o aspecto, por causa do vandalismo dos últimos dias: tapumes.
Das 4 máquinas registradoras, 1 funcionava, com uma funcionária sem postura alguma para atender ao público. Seu uniforme estava sujo. Mal cabia no seu corpo. E reclamando. A caixa estava com problema na gaveta, daí ela vociferava que não tinha paciência para trabalhar com aquilo.
Meu pedido levou muitos minutos para ficar pronto, lembro da época que essa franquia tinha uma promoção de se passasse de um minuto o atendimento, o lanche era de graça, se essa promoção voltar, com certeza irão à falência.
Era um tal de gritar, "cadê o nuggets?", "esse nuggets não fica pronto não?" E parte do meu pedido esfriando no balcão.
Para ficar ainda mais divertido o espetáculo dos horrores, vira a funcionária do caixa para a supervisora: "posso ir ao banheiro?" - Diz a supervisora: "claro que não, você já foi e ficou no banheiro uma hora!".
Mais muxoxo e resmungo.
Nesse momento eu e a moça que comprava uma casquinha já estávamos conversando sobre aquele absurdo de demora e comportamento.
Quando ela saiu da loja, arrependida de entrar para comprar um sorvete, me desejou "boa sorte".
Para completar o show, vira um outro funcionário que jazia parado no balcão, falando, resmungando, quando vira sabiamente e diz: "ahhh não tô nem ai, ele faz isso e a gente fica aqui F-----" (se vc contar os traços vai saber exatamente a palavra que foi dita!
E os clientes na fila. No final saio com meu lanche: sanduíche frio, batata fria e salgada, refrigerante aguado ... E nuggets fresquinhos.

Ai vem a pergunta que não quer calar: quando essas pessoas perdem o emprego, a culpa é de quem?
Deles porque são péssimos funcionários? Ou eles são péssimos funcionários pelas condições de trabalho e vida?

Como desatar esse nó?

Sandra Mara de Lima

Um comentário:

  1. Nossa! É mesmo revoltante a situação da empregabilidade nesse País,acho mesmo um nó esta questão, pois muita das vezes as empresas teem os funcionários que merecem,se eles são assim e as empresas insistem em permanecerem com seus contratos ativos,é porque é tão pior quanto seus colaboradores. Enfim...

    ResponderExcluir