Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Já mandei mais de 100 CV e nunca fui chamado (a) !!!!!

Bom dia. Se você já mandou mais de 100 CV e nunca foi chamado para uma entrevista, TÁ NA HORA DE PARAR DE MANDAR E PENSAR !

Ao invés de partir para um texto cheio de tecnicalidades vou me usar como exemplo.

Sou formada em ciências contábeis, exerço a função de gerente de controladoria, minha especialidade é contabilidade internacional, tenho 25 anos de experiência, inglês fluente e espanhol básico. Meu salário é de 10 merrecas (hahaha achou que eu ia colocar isso no blog? te peguei) !

Acho que em 1 ano de busca não consigo mandar 100 CVs. Não é que não existam 100 vagas na minha área, deve ter até mais do que isso. Mas pensa comigo:

1) se a vaga pedir experiência em planejamento tributário eu não mando meu CV ... porque meu conhecimento tributário não é a minha excelência, não sei fazer planejamento tributário. Então a vaga não é para o meu perfil.

2) se a vaga pedir espanhol fluente .... o meu é básico do básico. Menos 1.

3) se a vaga oferecer um salário muito menor do que 10 merrecas, eu não mando meu CV, mesmo que eu esteja desesperada para trabalhar ... o mercado não costuma apostas suas fichas num profissional que abaixa o salário, fica sempre a dúvida, será que quando ele estiver aqui trabalhando ele não vai rapinho buscar alguma coisa com salário compatível com sua pretensão? Até aqui já são menos 3 vagas ....

4) se a vaga for de supervisor de contabilidade ... eu não mando meu CV, primeiro porque o salário vai ser menor, depois porque vou me sentir grande para a vaga ... não vou ficar feliz, vou dar linha na pipa. Menos 4 vagas.

5) se a vaga pedir qualquer outra especialidade que eu não tenho, além do planejamento tributário, eu também não vou mandar meu CV. Vamos considerar aqui 6 vagas. Total de vagas fora do meu perfil 10.

6) se a vaga for para São Paulo. Não mando meu CV pq teria que ganhar muito mais merrecas do que provavelmente o salário oferecido. Menos 11 vagas.

7) se a vaga for para qualquer cargo de gerência que não seja de controladoria, não vou mandar meu CV. Vamos considerar aqui 10 vagas. Assim são 21 vagas fora do perfil.

8) estou tão desesperada que não li a divulgação da vaga direito e mandei o CV sem seguir as orientações do recrutador. Bom como estou desesperada devo fazer isso muito mais vezes do que seria o ideal, vamos considerar aqui 50 vagas. Total 71 vagas foras do perfil ou perdidas.

O que eu quero dizer com isso??

- Leia com atenção a divulgação e mande o CV como está sendo solicitado.
- Seja sincero e só mande seu CV se vc realmente estiver dentro do perfil solicitado.
- Não tente ser oportunista e mande seu CV mesmo que seja para uma vaga totalmente incompatível com vc só para ter a oportunidade de enivar o CV. Milagres não existem.
- Não coloque o envio do seu CV em resposta automática no seu email. Isso não vai fazer aparecer uma vaga. Ao contrário as pessoas vão cadastrar seu CV como Lixo Eletrônico (SPAM) e nunca vão ler, mesmo que um dia a vaga seja perfeita para vc.
- Você tem observado o mercado? percebeu as mudanças que aconteceram na sua área? Você está atualizado? Quando foi a última vez que vc leu um livro, um artigo, fez um curso, participou de um seminário, acompanhou um blog, um site ou lista de discussão da sua área ??
- Tem certeza que seu CV está refletindo suas experiências, capacidades e aptidões?
- Seu CV é focado?? Ou vc é do tipo que faz CV e escreve no objetivo: RECEPCIONISTA, AUXILIAR ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE DE VENDAS, VENDEDORA, TELEMARKETING, CALL CENTER ???

Pense nisso antes de enviar seu próximo CV.

Ótimo dia e aproveitem o feriado !
Beijo
Sandra Mara

4 comentários:

  1. Eu adorei o seu blog e o que escreveu!Muito bom! Andrea Fortunato

    ResponderExcluir
  2. E se você é realmente da área de atendimento,experiência em call center,e parte administrativa na maior parte da sua vida profissional, você deve colocar o quê no seu objetivo????????????

    ResponderExcluir
  3. Ligia, o certo nesses casos, é fazer 2 CVs diferentes. Cada um focado na atividade que vc tem experiência, e enviá-los de acordo com as vagas.
    Isso é muito comum de acontecer e a recomendação é sempre a mesma.
    Na hora de enviar o CV vc tem q mostrar que sabe o que quer, que está focado e não atirando para todos os lados.
    Mesmo que vc não esteja fazendo isso (atirando para todos os lados) vc te q se colocar no lugar do RH, eles não conhecem você e ficam na dúvida do que vc quer da vida.
    Depois na entrevista vc pode até comentar (se houver oportunidade) que sabe fazer/desempenhar outras atividades, mas deixando claro que seu objetivo principal é o da vaga que está sendo oferecida.
    QQ coisa fale :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo retorno!
    Na verdade,essas experiências são tão comuns,que sem ter um diferencial fica muito mais difícil,não é?
    Eu tenho 3 modelos diferentes,e direciono conforme você citou.Sempre vai com um único objetivo! Obrigada! Bom feriado! Continuo tentando ...

    ResponderExcluir