Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

terça-feira, 26 de agosto de 2014

A influência das redes sociais na busca por um emprego



Ainda sob o efeito da matéria sobre curriculum, que saiu no Caderno Boa Chance do Jornal O Globo, vamos falar de redes sociais.

Por redes sociais entenda-se: facebook, linkedin, twitter, blogs, instagram, skype, whatapp e qualquer outro site ou aplicativo onde você faz comentários, coloca fotos e interage com outras pessoas.

Na matéria do Boa Chance, diz que no CV nós podemos incluir links para os perfis nas redes sociais, blogs ou páginas pessoais, mas claro que só devemos fazer isso se tudo estiver atualizado. 

Independente de nós incluirmos os links para as redes sociais ou não, hoje em dia é muito comum o recrutador, o gestor, o RH da empresa, qualquer pessoa que vá participar da seleção, buscar pelo nome do candidato, seus perfis nas redes sociais e assim tentar traçar um perfil, ou apenas tentar identificar características pessoais e avaliar se essas características são "aderentes" com a empresa ou com a chefia imediata.

Por isso, cada vez mais, mesmo no Facebook e no Twitter que são espaços bem descontraídos, vale a pena tomar cuidado com os posts (comentários) e fotos que você incluir no seu perfil.

Você não deve ficar completamente fora das redes sociais, mesmo que você seja uma pessoa que prefere manter sua vida bem particular, faça um perfil sóbrio no LinkedIn, que é uma rede 100% profissional. É um espaço bem legal para você fazer seu CV on-line, inclua uma foto bacana, nada de biquini, sunga, foto do casamento e essa coisas ... a foto do LinkedIn, também conhecido como IN, deve ser mais séria, combinando com sua área de atuação.

Uma dica, para fechar o post de hoje, seu endereço de e-mail para buscar recolocação profissional deve ser ... como direi .... profissional? tipo: seu nome, nome com o ano de nascimento ou de criação do endereço .... mas nada de usar o e-mail do dia-a-dia, formulados com "lindona", "gostoso", "gatão" e vai por ai ....

Gente, procurar um emprego é coisa séria .... o processo seletivo começa na hora que você responde ao e-mail ou anúncio com a divulgação da vaga. A partir desse momento tudo serão pontos ganhos ou perdidos na tão sonhada recolocação.

Faça seu dever de casa. Revise todo seu procedimento e veja o que pode fazer para ficar mais atrativo para o mercado de trabalho.

Sucesso,
Sandra Mara

Um comentário:

  1. eu nao sei mais o que fazer para gerar um boleto de pagamento para efetuar o meu cadastro no site, mando email e ningém me responde, nao tem um telefone para contato, ta complicado.. aguardo respostas
    acls1992@gmail.com

    ResponderExcluir