Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Curriculum Vitae - um pouco mais do mesmo


O Boa Chance, caderno de empregos no Jornal O Globo, de ontem (24/08/2014), trouxe uma matéria bem legal sobre CV ... é um pouco mais do mesmo, o assunto não é novo, mas tem sempre gente nova entrando no mercado, gente que ficou muito tempo numa empresa e agora quer fazer o movimento, e, risos, gente teimosa, que por mais que a gente fale, continua pecando na hora de buscar recolocação.

A matéria comenta que 46% dos gestores que identificam dois erros de digitação no CV, já eliminam o candidato.

Educação: destaque os cursos de graduação, pós, mestrado ou doutorado ... sempre indicando o ano de conclusão. ( aqui um comentário meu, adicional à matéria: para cargos mais operacionais ou técnicos, considerem em Educação todos os cursos profissionalizantes e que agregam valor a você como profissional, ou seja, aqueles cursos que podem destacar você num processo seletivo).

A matéria ainda diz que no item Educação não é necessário falar de ensino fundamental e também para não considerar cursos que não foram concluídos ou que foram feitos há muito tempo.

Experiência: o profissional deve resumir bem suas atividades de forma que o recrutador possa entender logo de cara o que a pessoa desenvolveu em cada empresa. Cuidado, ainda há muito profissional de RH que não gosta de ler CV com mais de duas páginas.

Idiomas: claro que vale o destaque, mas com sinceridade no que diz respeito à fluência. A matéria sugere que se você estiver enferrujado, vale a pena colocar o ano de conclusão do curso para indicar uma possível necessidade de atualização.

Objetivo: Se você optar por colocar esse item no seu CV, seja bem sucinto e específico. O candidato deve listar a área de atuação pretendida e indicar os conhecimentos em poucas linhas e com clareza.

Ainda dentro de objetivo, a matéria destaca que colocar um objetivo vago e genérico, que não diz muita coisa, é melhor tirar ou nem incluir no seu CV.


Minha dica: repetida .... mas sempre válida, pesquise na internet modelos de CV .... existem vários sites de empresas de RH que oferecem modelos de CV que você pode baixar para o seu computador e usar como base para fazer o seu curriculum ficar mais focado e atrativo para ajudar na seleção.

Boa semana para todos,
Sandra Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário