Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Devo informar a faixa salarial no CV ?

Bom dia, recentemente, conversando com uma profissional de RH, ficamos com opiniões opostas.
Vou compartilhar com vocês nossos argumentos.

Estamos assessorando um grupo de profissionais na recolocação profissional e quando chegou a hora de fechar a revisão do CV veio a "discussão": incluir ou não a faixa salarial no CV.

A profissional de RH argumentou que só devemos informar a faixa salarial quando é solicitado.

Eu defendia que devemos informar sempre.

E ai? parou para pensar ?? o que você acha?

Vamos lá. O principal argumento do RH foi que, ao informar a pretensão salarial, o CV poderia ser automaticamente descartado do processo seletivo. E nem sempre só salário é que leva o profissional a considerar uma proposta. Temos que olhar o pacote global: remuneração, participação nos lucros, se tem 14º salário e todo o pacote de benefícios: alimentação, saúde, dental, vida e etc.

A visão aqui seria mudar o foco do salário mensal para o pacote de remuneração + benefícios no ano. Nesse momento, o candidato poderia tranquilamente aceitar uma proposta de salário um pouco menor, e sair ganhando na remuneração anual, levando em conta todos os valores percebidos naquele período.

O meu argumento de não colocar a pretensão salarial, vem de experiências próprias, quando fui fazer entrevistas para vagas onde o salário e benefícios ficariam muito abaixo da última remuneração. Para eu não me ver em outras armadilhas como essa, eu optei por informar a faixa salarial + todos os benefícios, incluindo participação nos lucros. Assim, ao analisar meu CV, o profissional de RH poderá ver se vale a pena me chamar para conversar ou não.

Além do mais, se eu não colocar a pretensão salarial, posso passar até uma ideia de ser mais cara do que sou realmente, se deixar o CV falar por si.

Bom, agora você deve estar esperando ler algo do tipo: então daqui para frente faça isso. E daí você ficaria descansado. Problema resolvido. Fórmula mágica no CV e pronto.

Ahhh meu amigo, se a vida fosse fácil assim, que graça teria ???

No final das contas, o profissional que estava sendo assistido, com todas as informações que compartilhamos com vocês acima, foi orientado a tomar sua própria decisão.

É uma escolha. Tem riscos. Então no final das contas a decisão é de cada um.

Então, meus queridos, pensem bem, analisem para onde estão enviando seu CV. Garantam que o CV está elaborado de forma clara e objetiva, mostrando exatamente todas as suas experiências.

Leiam com atenção a divulgação da oportunidade, pois muitas vezes o divulgador elimina a dúvida pois pede claramente que seja informada a pretensão salarial. Em alguns casos eles pedem também o último salário. Daí, não tem que pensar. Informe o que está sendo pedido.

Se for uma empresa de RH que você já mantém contato, eles já entrevistaram você, então já sabem sua faixa salarial.

Agora, num contato novo, quando você não tem uma orientação clara, reflita. E escolha a opção que você julgar mais apropriada para você.

ótimo dia !
Sandra Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário