Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

terça-feira, 11 de junho de 2013

Empresas comprometidas com a EMPREGABILIDADE

Bom dia .... estou acompanhando o que acontece no mercado de trabalho desde 1997 quando a Lista da Sandra Mara nasceu .... e sinceramente, desde essa época que eu verdadeiramente acredito que temos falta de mão-de-obra qualificada para preencher vagas que ficam em aberto por longos períodos.

Eventualmente, durante esses anos, podemos ter situações de falta de vagas, claro, eventualmente em determinados segmentos, que passaram por crises, as vagas ficaram "sumidas" até que a crise se estabilizasse.

Mas com uma visão global de tudo que aconteceu nesses 16 anos eu percebo muito claramente que muitos candidatos não sabem procurar emprego e pior: não estão preparados para buscar recolocação, por falta de atualização profissional.

Por atualização eu falo também de MODERNIZAÇÃO ... em 16 anos muita coisa mudou ... tipo assim vamos criar um cargo meramente para exemplo ok?

Digamos que um profissional seja perito em internet discada .... hã???? banda larga, wi-fi, e a pessoa é perita em internet discada que não existe mais (acho que não existe, se alguém ainda acessa a internet discada, por favor fale aqui nos comentários desse post).

Entende o que eu quero dizer ??? Será que o profissional ficou parado no tempo? Não importa o motivo, grana, tempo, oportunidade, prioridades .... hoje, você olha para o seu CV e vê aderência com as vagas da sua área ???

Vou até te fazer uma outra pergunta: você acompanha as vagas da sua área para ver o que o mercado está pedindo??

Tipo assim, a grande maioria das profissões e ocupações precisam de inglês, do nível básico ao fluente ... nos últimos 16 anos, quanto o seu conhecimento de inglês aumentou?

Bom, para fechar o assunto, vamos ver dois belos exemplos de empresas preocupadas com a empregabilidade:

1 - Schneider Eletric - segundo matéria no caderno de economia do O Globo de 7 de junho, a empresa decidiu ampliar o programa BipBop, de capacitação de eletricistas. É uma parceria da empresa com o SENAI, que já formou 8.000 profissionais, dos quais 70% conseguiram ocupação. A meta do projeto é qualificar mais 12 mil até 2014. Acesse o site http://www.schneider-electric.com.br/sites/brasil/pt/empresa/fundacao-e-desenvolvimento-sustentavel/compromissos-sociais/projeto-bipbop.page e veja como você pode participar desse projeto !

2 - A Brasken está estendendo às unidade do RJ e de SP a área de educação industrial. A ideia é formar técnicos do setor químico. O investimento será o dobro de 2012, quando o projeto cobria as filiais do RS, Bahia e Alagoas. A meta do projeto é formar 250 novos operadores até dezembro de 2013 - acesse o site http://www.jovensbraskem.com.br/Programa-Formacao-Operadores/Default.aspx

Ótimo dia
Um beijo
Sandra Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário