Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Quantidade x Qualidade - Vamos pensar um pouco?

Bom dia turma !!! hoje é quinta-feira, falta pouco :)

Vamos falar hoje sobre a dualidade QUANTIDADE x QUALIDADE.

A primeira coisa que me vem na cabeça é uma ida ao shopping. O que é melhor, comprar 5 pares de sapato bem baratinhos ... e que talvez se deteriorem em poucas saídas, que morrem na primeira chuva, descolam e soltam as tiras (lembram desse comercial)? Ou, pegar a grana dos 5 pares e tentar comprar 1, talvez 2, de melhor qualidade mas um pouco mais caro? Esses últimos não vão descolar com tanta facilidade, serão mais resistentes na chuva e possivelmente aguentar algumas idas ao sapateiro para dar um reforço no salto ou no solado. O que você acha disso ??

Então agora me acompanhe ..... Quem já mandou mais de 100 CVs?? quantas pessoas ligaram para pegar informações adicionais ??? quantas ligaram para marcar entrevista ??? e no final foram tantas ofertas que você pode escolher para onde ir ... certo ???? Bom, por favor se vc teve esse sucesso todo entre em contato, acho que temos que criar uma ONG de proteção ao raro espécime que teve resultado com essa abordagem.

Agora me acompanhe num outro pensamento ... se coloca no lugar do profissional de RH. Esse profissional, que por minutos é você, tem vários contratos de cliente para cumprir, divulgar vagas, receber CV, analisar, marcar entrevistas, aplicar testes, selecionar os 3 melhores, encaminhar para o cliente, se tudo der certo o cliente também gosta dos 3 e consegue escolher 1. Processo fechado com sucesso. Os processos que você está trabalhando são para a área financeira: contas a pagar, receber e faturamento. Certo?
Quando você divulga suas vagas nas inúmeras listas e sites, você gera um tráfego no seu e-mail de aproximadamente 150 CV dia (em média). Já é comum, nessas divulgações, vc receber centenas de e-mail totalmente fora do perfil e da área que você está trabalhando, certo ??

Isso, volte a ser você, candidato. Aquele que já mandou mais de 100 CV e não teve a sorte do nosso raro espécime que conseguiu um emprego com essa abordagem.
Você lê um anúncio mágico, por poucas merrecas, alguém que você nunca viu na vida, manda seu CV para mais de 5.000 e-mails de RH. A pessoa ainda deixa bem claro para você que ele não garante a vaga e nem lê seu CV, manda e pronto.

Novas perguntas;
1 - será que a pessoa vai mandar mesmo o seu CV para 5.000 pessoas? como ele pode provar que fez o disparo?
2 - dos 5.000 e-mails qual garantia ele pode te dar de que todos os 5.000 são endereços válidos ?
3 - ele fez um bom plano de negócios e encontrou uma ferramente de e-mail marketing que permite que ele faça vários disparos com o seu CV e de outras centenas de pessoas que vão apostar nesse formato de divulgação .... e mesmo o serviço de e-mail marketing sendo caro, como o plano de negócio dele é muito bom, ele vai realmente ganha dinheiro. Continha básica - Receita dos candidatos (-) despesas com banda larga, e-mail marketing, energia elétrica e outros gastos = Lucro.

Não tenho respostas para vocês. Minha intenção é te alertar para as muitas variáveis que devem ser levadas em conta antes da contratação de soluções dessa natureza.

Existe uma lei máxima para o ser humano: livre arbítrio !

Analise e decida !
Beijo
Sandra Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário