Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

terça-feira, 4 de junho de 2013

Está na sua hora de escolher uma carreira ??

Bom dia ! O sol vai vencendo as nuvens, a chuva parou .... amém ! Carioca gosta de SOL :)))))

Se você está pensando o que vai fazer da vida, no sentido profissional claro, que tal pensar se você tem aptidão e gosto para trabalhar em atividades ligadas ao meio ambiente?

O mercado vem buscando, cada vez mais, profissionais preparados ou se desenvolvendo para se ajustar à uma nova era - com o avanço na legislação e preocupação com processos sustentáveis, vem aumentando consideravelmente a demanda por trabalhadores com qualificação na área ambiental.

A Firjan fez uma pesquisa que mostra que 59% das maiores empresas do Brasil pretendem aumentar contratações no setor "verde" até 2020. Foram ouvidas 402 empresas, que empregam cerca de 2,2 milhões de funcionários.

Os profissionais mais requisitados são Engenheiros de petróleo, biotecnologistas e engenheiros ambientais.

Seis em cada 10 empresas brasileiras já sentem os efeitos das mudanças climáticas em sua produção, de acordo com o Instituto Ilos.

Onde e o que estudar??
Engenharias - pode optar por agrícola ou ambiental na UFF, UFRJ, UFRRJ ou UVA. Se escolher engenharia florestal o caminho é UFRRJ. Já engenharia de petróleo você encontra na UFF, UFRJ, Estácio e UVA. Engenharia de recursos hídricos e do meio ambiente é território exclusivo da UFF.

Gestão ambiental - o curso é oferecido pela UFRRJ, Estácio e UVA.

Ciências ambientais - o curso pode ser feito na Unirio.

Ciências biológicas - tem mais locais para escolher: Estácio, UFF, UFRRJ, Unirio, UERJ, UFRJ e UVA.

Geologia - tem na UFRJ, UFRRJ e UERJ.

E vale a pena olhar para aqueles que já estão graduados e com vontade de dar uma guinada na carreira olhar para os cursos de gestão ou específicos da área de petróleo.

As empresas precisam dos técnicos: engenheiros, biólogos, geólogos, mas também precisam de economistas, contadores e administradores que entendam do assunto para que os números, projeções, orçamentos, relatórios e os básicos lançamentos contábeis sejam feitos de uma maneira que no final das contas os relatórios reflitam a realidade da empresa.

Vale a pena pensar nisso não acha??

Beijo
Ótima terça-feira
Sandra Mara

Um comentário:

  1. Gostei da sua dica, tenho pensado em mudar de área, me identifico com as opções que você falou! Estou tentando o ENEM e vou ver o que consigo! Abraço e obrigado por seus esclarecimentos!

    ResponderExcluir