Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sobre grupos no Yahoo

Bom dia pessoal.
Como o Yahoo concentra uma quantidade enorme de grupos de divulgação de vagas, achei legal fazer o post de hoje para explicar algumas coisas, com base na observação dos últimos anos de utilização do serviço.
Vou dar todos os exemplos usando a Lista da Sandra Mara, mas TODOS os grupos do Yahoo funcionam exatamente do mesmo jeito, então é só substituir pelo nome do grupo que você participa/quer participar.

1 - o que é um grupo de discussão: É uma ferramenta de "conversa" virtual por e-mail, que o Yahoo disponibiliza para quem quer ter um grupo para troca de informações por assunto em comum. Esse recurso é utilizado para divulgar vagas de emprego. Nesses grupos de emprego, normalmente só quem pode enviar mensagem é quem divulga vagas. Os associados que tiverem dúvidas podem falar com o "owner - proprietário" do grupo. É a pessoa que criou o grupo no Yahoo.
Exemplo: listadasandramara-owner@yahoogrupos.com.br

2 - entrar e sair de um grupo de discussão: É tudo feito por comando de e-mail. A entrada no grupo só pode ser feita pelo próprio usuário. Nem o "owner - proprietário" pode cadastrar um e-mail para receber mensagens. O usuário tem que observar a caixa de entrada e a pasta de lixo eletrônico (SPAM), pois logo após o envio do pedido de entrada, o Yahoo, através de um sistema de resposta, envia uma mensagem de confirmação para a pessoa. É uma medida de segurança, assim ninguém pode cadastrar você sem sua permissão. Os comandos são: PARA ENTRAR (-subscribe) e PARA SAIR (-unsubscribe).
Como funciona:
PARA ENTRAR envie um e-mail para listadasandramara-subscribe@yahoogrupos.com.br.
PARA SAIR envie um e-mail para listadasandramara-unsubscribe@yahoogrupos.com.br.

3 - usuários do Yahoo: Se o seu e-mail é do Yahoo, você pode fazer todas as ações direto no site do grupo. Acesse o endereço www.yahoogrupos.com.br, use o seu e-mail (login) e sua senha para acessar a área dos grupos e procure o grupo que você participa/quer participar.

4 - Em todas as mensagens do grupo, bem no final mesmo, depois de todos os texto, você sempre encontra links para sair do grupo e para falar com o "owner - proprietário".

5 - Os emails listadasandramara-subscribe@yahoogrupos.com.br e listadasandramara-unsubscribe@yahoogrupos.com.br são COMANDOS, apenas isso. Não existe uma pessoa que recebe mensagens enviadas para esses endereços. Então VAGAS e CVs enviados são simplesmente perdidos no limbo. Não chegam a lugar nenhum.
Sugestão: TIRE, imediatamente, das listas de contatos os endereços acima. Hoje com as regras anti-SPAM, quanto menos endereços inválidos você usar, melhor.

6 - Não mande seu CV para os Grupos. Por exemplo, na Lista da Sandra Mara são mais de 265 mil associados. Quando você manda seu CV para um grupo, todos os usuários recebem a informação. Seu CV é um documento particular. Não faça circular como uma propaganda.

7 - Nos grupos não tem como fazer seleção das oportunidades por área ... você pode criar regras no seu software de e-mails (no Outlook eu sei que tem como fazer, cada um precisa encontrar o caminho no software que usa, basta pesquisar no Google que você vai encontrar ajuda). Eu sempre faço uma sugestão: crie um e-mail só para receber as vagas. No caso da Lista da Sandra Mara, podemos ter até 400 mensagens por dia. Se você mistura isso no seu e-mail pessoal ou de trabalho vai ser um transtorno.

Acho que essas são as principais dicas. Faça bom uso dos Grupos, são ferramentas valiosas.

Denuncie para o "owner - proprietário" qualquer ação que possa gerar uma imagem negativa do grupo.

Temos que tratar os grupos com muito respeito e nos comportar como se fosse uma reunião de amigos. É muito bom ter esse canal para fazer a ponte entre candidatos e oportunidades.

Tenha uma ótima sexta-feira.
Sandra Mara

2 comentários:

  1. Bom dia! Cadastrei uma vaga através do e-mail da empresa, ja contratei a pessoa e não paro de receber e-mail. Já cancelei a vaga e mesmo assim continuo recebendo. Gostaria de cancelar.

    ResponderExcluir
  2. NÃO AGUENTO MAIS PEDIR PARA RETIRAREM O MEU NOME DO GRUPO DE E-MAIL. QUAL A DIFICULDADE PARA FAZEREM ISSO? QUAL O OBJETIVO DE CAUSAREM UM CONFLITO? MARCELOARNAUT@GMAIL.COM

    ResponderExcluir